Seja para jogar, trabalhar ou simplesmente ajudar na organização, muitas pessoas utilizam uma segunda tela no computador ou notebook, ou até mais de um monitor auxiliar. As vantagens são várias, mas a configuração pode se tornar um pequeno desafio.

Pensando nisso, criamos um guia para ajudá-lo a configurar uma ou mais telas.

Por que ter monitores auxiliares?

Notebooks são escolhidos por sua portabilidade, mas ela vem com um preço: a falta de espaço de tela. Por isso, combinar o uso de monitores auxiliares se torna uma opção para melhorar esse ponto.

Enquanto os notebooks permitem o transporte para qualquer lugar, os ambientes de trabalho ou domésticos podem contar com telas extras para expandir as possibilidades de uso da máquina. Além disso, existe o aspecto ergonômico de possuir uma tela maior e que, em geral, fica posicionada de frente para o usuário.

Utilizar telas auxiliares oferece uma visão mais ampla, facilitando o uso de diversos programas ao mesmo tempo. Por mais que seja possível dividir uma única tela, dependendo do tamanho, a área de trabalho pode ficar bagunçada e confusa, com informações cortadas.

Ao usar uma segunda tela, você pode, por exemplo, abrir um navegador em um monitor e um software da Adobe ou pacote Office no outro. Dessa forma, os dois programas ganham uma visão detalhada.

O público gamer, que costuma fazer streams, também se beneficia com o uso de telas a mais. Em um monitor, podem ficar os comentários e comandos da transmissão, com uma segunda tela dedicada ao jogo.

As possibilidades de uso são quase infinitas. Se você passa muito tempo no computador e utiliza diversos recursos ao mesmo tempo, com certeza se beneficiará com duas (ou mais) telas.

Vamos a prática!

Passo a passo para configurar telas auxiliares

Para configurar segunda tela (ou mais) com cabos:

Antes de tudo, para configurar a segunda tela no notebook, é preciso identificar tanto as entradas do monitor adicional quanto da sua máquina. Monitores e notebooks antigos possuem conexão VGA, enquanto modelos mais recentes já têm conexão HDMI.

1. Conecte o monitor auxiliar

Tudo que você precisa para começar a utilizar a segunda tela é conectar um cabo do monitor ao computador. No caso de haver mais de um monitor adicional, existem alguns caminhos:

Se o notebook possuir mais de uma saída de vídeo, como uma conexão HDMI e uma porta VGA, é possível conectar até dois monitores externos, com cabos diferentes

Em dispositivos mais novos, é comum que só haja uma saída HDMI. Nesses casos, existem adaptadores que multiplicam as saídas, chamados de HDMI Splitters. Eles funcionam como um HUB, enviando as informações da tela principal para vários dispositivos ao mesmo tempo.

 

 

Outra alternativa é utilizar um adaptador USB para HDMI, uma vez que as conexões USB são as mais encontradas em notebooks. Porém, o processo pode exigir a instalação de drivers adicionais

2. Configure como as telas vão se comportar

Após conectar tudo, a configuração ocorre de forma automática (na maioria das vezes). Quando isso não acontecer, é preciso ajustar algumas configurações.

Aperte a tecla Windows + a letra I (⊞ Win + I) ao mesmo tempo para abrir as configurações do computador. Em seguida, clique em Sistema e selecione a opção Vídeo.

 

2. Arraste a barra para baixo e, em Vários monitores, selecione Estender estes vídeos.

 

 

3. Voltando a barra para cima, arraste a segunda tela para a posição que ela está fisicamente. Por exemplo, se o monitor está à esquerda, arraste a tela 2 para a esquerda. Aqui, você pode também ajustar a resolução ideal da segunda tela. Para isso, é só selecioná-la e alterar a qualidade na opção Resolução.

 

Nesta tela de configuração também você encontrará outras opções que você pode estar mudando para que sua necessidade seja atendida da melhor forma.

Em caso de dúvidas, ou se precisar de telas adicionais, procure a Órion Tecnologia. Sempre teremos o melhor para lhe oferecer, tanto em produtos quanto em prestação de serviços.

Aproveite!